.

sábado, 31 de julho de 2010

Chanceler Edson De Luna Freire e AFALB







Edson De Luna Freire, nasceu no Rio de Janeiro, mas Considera-se Niteroiense por chegar na cidade com apenas três meses de idade. Artista plástico conhecido como De Luna Freire é exemplo de incansável batalhador nas Artes Plásticas de Niterói. Presidente da AFBA – Associação e Escola Fluminense de Belas Artes. Há oito anos, De Luna vem travando e ganhando verdadeiras batalhas (inclusive judiciais!) para manter viva a entidade, considerada espaço democrático na formação de artistas contemporâneos.

Agitador político-cultural e Chanceler representante da da FALASP- Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, em Niteroi, premiado e condecorado com insígnias pelos seus méritos culturais e artísticos. Atualmente vem desenvolvendo um trabalho como curador de arte e marchand.

Associação e Escola Fluminense de Belas Artes é uma instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal e estadual, criada pela Lei 5.116 de 25 de janeiro de 1963. Tem sede e foro na cidade de Niterói, podendo manter sucursais e representações nas demais cidades do estado do Rio de Janeiro.

No último dia 11 de julho, aconteceu a abertura do IX Salão de Artes e Poesias - AFBA / ICB 2010 no Iate Clube Brasileiro com a participação de artistas e poetas .

Artistas
Bena Loyola, Gheisa Vieira, Zéze Negrão, RAF, Maria Helena de Castro,Victor Bechtinger, Inês Vitória, Maria Auxiliadora Ferreira, Irene Catharina Marra, Otília Osaen,Neyde de Almeida Noronha ( NAN ) , Zeza Castro, Paulo Byron, Sheila Malafaia, Mayra Diniz, G. Teixeira, Heitor Luiz Murat, Laura Deitx, Mayre S. Garces, Flávio Velasco, Aurea Domenech ...entre outros

Atista Convidada:
Tteide

Poetas participantes :
Sissa Schultz , Lúcia Pèrrissé, Wanda Cavalcanti, Romário Batista, Gette, Rosangela Carvalho, Erasmo Shallkytton, Inmaculada Priego, Alice Ferreira, Daiane Laureano Martins Lópes, Hawa Abdulrazac, Robine Gomes, Hawa Issufo, Flávio Velasco, Aurea Domenech...entre outros

Poetas Convidados Especiais:
Belvedere Bruno
Berenic Bere
Neyde de Almeida Noronha ( NAN )
Leda Mendes Jorge

Homenagens: Poetisa Sissa Schultz

Chanceler De Luna Freire, exemplo de vida e luta no meio artístico e cultural fluminense.
Contato
pelo tel: 21 9986-5053 ou mais informações pelo e-mail delunafreire@yahoo.com.br

Marcadores:

sábado, 17 de julho de 2010

Pintura Naif da Artista Plástica Ermelinda No Museu do Folclore.

Artista Pástica Ermelinda (foto do convite)

Foto do convite









A Sala do Artista Popular integra o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) - também conhecido como Museu do Folclore, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura que tem por objetivo difundir a arte popular brasileira .


Dia 15 de julho, na Sala do Artista Popular, foi aberta ao público a exposição de pintura Naif da artista plástica Ermelinda, uma explosão de criatividade e cores vibrantes que mostra o folclore e costumes do povo brasileiro .

Ermelinda nasceu na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, onde viveu até os 14 anos de idade quando foi para cidade de São Paulo. Três anos mais tarde veio para o Rio de Janeiro onde vive até hoje.

Foi costureira e somente por volta de 1994, depois de atravessar um período de crise pessoal, em busca de novos ideais, a convite da amiga Maria Torres, resolve entrar num curso de pintura.

Atendendo ao chamado do seu inconsciente, acordava sempre pela madrugada para desenhar. Era um impulso quase mágico, incontrolável, que fazia brotar compulsivamente os mais variados temas, surpreendendo suas expectativas. Além de bordar suas telas com seus pinceis, ela faz decoração em latinhas, CD, vidros e jarros que recebem um toque especial.


Começou a expor suas telas no ano 2000, numa exposição coletiva no Musée de la Création Franche, em Bégles. Em 2002 faz sua primeira individual no Museu Nacional de Belas Artes, impactando a todos com a sua criatividade. Através do Museu Internacional de Arte Naif, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, numa ação de paz no Haiti, participa de pintura em mural. Participa sempre de exposições coletivas, bienais e já recebeu vários prêmios em Salões de Arte.


Daí Ermelinda não largou mais os pincéis, diz ela: “ Hoje não sei mais viver sem meu pincel. Quanto mais eu pinto, mais vontade tenho de pintar. Nâo escolhi a pintura naif, a pintura naif me escolheu”


Ermelinda, uma mulher nordestina que soube superar as adversidades da vida e conquistar seu espaço no cenário artístico e cultural brasileiro.

A exposição permanece até o dia 15 de agosto no Museu do Folclore, na rua do Catete 179 e a visitação é de terça a sexta feira de 11 ás 18 h e sábado, domingo e feriados de 15 ás 18 h.



Marcadores: ,

terça-feira, 6 de julho de 2010

O Conde e Guardião de Bobadela visita a Família Imperial



Em visita a Imperial cidade do Rio de Janeiro, o Senhor e Conde Dom Danilo Garcia de Andrade, aproveitou alguns dias para participar de alguns fóruns monárquicos já estabelecidos, bem como visitar os membros da Família Imperial do Brasil, acompanhado-os também em missa celebrada na Igreja do Outeiro da Glória.


Família Imperial



Fernando Santos, Dom Bertrand, Dona Maria Gabriela, Dom Rafael e Conde Danilo Garcia

Estavam presentes além do nosso jovem Conde Dom Danilo Garcia de Andrade, o Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orléans e Bragança, seu irmão e terceiro na linha de sucessão, o Príncip e Dom Antônio de Orléans e Bragança, juntamente com sua esposa a Princesa Dona Cristina de Ligne, e dois dos filhos do casal, o Príncipe Dom Rafael de Orléans e Bragança, que atualmente é o quarto na linha de sucessão e a Princesa Dona Maria Gabriela de Orléans e Bragança.




A missa se deu em respeito ao natalício do atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Luiz de Orléans e Bragança, que não pode estar presente por questões pessoais.







O Conde Dom Danilo Grarcia de Andrade é também coordenador do Instituto Brasil Imperial por São Paulo, além de outras prerrogativas das quais ja exercia,como Guardião de Bobadela e palestrante.


Atualmente, está em franca conversa com a Casa Real Portuguesa, juntamente com o amigo Fernando Lopes Santos, Dom Nuno de Herédia, cunhado de Dom Duarte Pio de Bragança, atual Duque de Bragança, afim de estreitar ainda mais os laços entre as Casas de Bragança de cá e do além mar.







Dom Bertrand de Orléans e Bragança , Conde Danilo e demais participantes

“ Uma missão que muito me honra, por ser em primeiro lugar uma pessoa de bem, em segundo por estar intimamente envolvido com a Casa de Bragança, já que por vezes cruzamos o Atlântico em pró do Brasil e de Portugal, nada mais justo do que como os meus ancestrais eu dar a minha contribuição neste processo que faz parte e certamente será ainda mais pormenorizado em nossa história contemporânea.”(Senhor e Conde Dom Danilo Garcia de Andrade, Guardião de Bobadela).