.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

"PINTURA MUSICAL" - CARLITO RODRIGUES




Ana Cavalcanti, Doutora em História de Arte pela Universidade de Paris apresenta o artista nessa mostra:

”Diante das telas de Carlito Rodrigues, somos de imediato envolvidos por cores e ritmos vibrantes: uma simplicidade que nos reserva surpresas. Essa é uma pintura que se entrega aos poucos, e nunca inteiramente. A cada vez que olhamos, novos detalhes e formas aparecem. Pouco a pouco, penetramos nesse universo visual. Nas diversas camadas de tinta, adivinhamos o processo de construção das imagens. Os tons ácidos se destacam sobre os sombrios, como os tons agudos e graves de uma canção. Nada está parado. As manchas de cor dançam e criam profundidades imaginárias na superfície exposta.”
Klee já dizia “que a pintura não cabe representar o visível, mas tornar visível o que é invisível”.
Essa é a intenção visual do artista Carlito Rodrigues que, com sua pintura, constrói essas relações secretas entre os elementos do quadro, a cor e a forma.
Foi no Museu Nacional de Belas Artes, durante o período que trabalhou como museólogo e restaurador, que surgiu a oportunidade de ver de perto o acervo do Museu, onde consolidou seus conhecimentos artísticos, passando a compreender as intenções dos pintores nas questões formais de linha, tonalidade e cor, na área restrita e misteriosa do atelier, no que podemos chamar “cozinha” ou “ a maniera” de pintar dos mestres, com suas famosas “velaturas”.
Mas é com a perspectiva, gerando conflitos espaciais na pintura de Maria Helena Vieira da Silva, que sentimos a correlação que o artista vem abordando atualmente. Como o próprio artista diz:
“Em meus trabalhos, venho criando uma fragmentação pictórica com as cores formando ritmos horizontais e verticais. Superposições de camadas, onde os quadrados e os retângulos criam uma irregularidade com suas dimensões, gerando uma oscilação espacial não coincidente. No meu trabalho, as cores confundem-se e insinuam novas cores com recursos da transparência, e fazem o olhar penetrar em estruturas mais internas e retornar ao primeiro plano, gerando uma geometria que altera a regra da janela renascentista, além de criar passagens de dentro para fora e vice-versa, modificando a “dita” clássica função da pintura.”

Carlito Rodrigues, brasileiro, estudou no Centro de Arte Contemporânea e no Atelier Livre de Artes Plásticas no Rio de Janeiro. Participou da Unión de Artistas Plásticos Contemporâneos, estudou na Escuela de Bellas Artes e no Club de Grabado de Montevidéu, no Uruguai. Realizou nesse período, mostra em Barcelona no Prêmio de Dibujo Juan Miro. Sua obra foi incorporada ao acervo do Museu de la Solidariedad Salvador Allende organizado por Mário Pedrosa no Chile e na Casa de las Américas de Havana, em Cuba. Retornando ao Rio de Janeiro, freqüentou a Oficina de Gravura do Museu de Arte Moderna e a Escola de Belas Artes da UFRJ. Formado em Museologia pela Universidade do Rio de Janeiro. Trabalhou como museólogo e restaurador na Fundação Pró-Memória, no IPHAN e no MNBA, representando este no projeto Museo del Oro - Colômbia, em curadorias e comissões julgadoras. Artista convidado pela Instituição Cultural Druzstevny ustav , da cidade de Monjmirovce na Eslováquia.
Trabalha atualmente no Centro de Artes Visuais da Funarte.

sábado, 13 de setembro de 2008

Personalidades Prestigiam o VIII Encontro Anual de Comendadores





















Personalidades prestigiam VIII Encontro Anual de Comendadores
Lulu Santos, Ney Latorraca, Zélia Duncan, Seu Jorge, Lobão, Tiago Santiago, José Padilha Denise Frossard e a Presidente de Honra da Ordem JK, Maria Estela Kubitschek abrilhantam o evento em meio a um requintado coquetel.


O CICESP Centro de Integração Cultural e Empresarial, através da “Soberana Ordem do Mérito Empreendedor Juscelino Kubitschek” e FALASP-Federação das Academias de Letras e Artes de São Paulo, receberam no último dia 10 de setembro, ás 19 h, ilustres personalidades do meio político, cultural e artístico, no salão nobre do clube da Aeronáutica, onde celebraram o 106º aniversário de nascimento do seu Patrono, o Presidente Juscelino Kubitschek. Na ocasião homenagearam também os “200 anos da chegada da Família Real Portuguesa”, “100 anos da Imigração Japonesa” e os “50 anos da Bossa Nova e a conquista da 1º Copa do Mundo pelo Brasil”.

O evento foi presidido pelo Comendador Regino Barros, Presidente do CICESP e a Presidente de Honra da “Ordem JK”, Maria Estela Kubitschek Lopes, que recebeu o “Troféu JK- O Empreendedor” como Matriarca do Clã Kubitschek. A “Soberana Ordem do Mérito Empreendedor JK” outorgou também a Jóia de JK”, considerado pela mídia a mais alta condecoração da sociedade brasileira, a autoridades, personalidades do ano, como os cantores Lulu Santos, Lobão, Zélia Ducan, o Diretor José Padilha, o autor de novelas Thiago Santiago, a Juíza Denise Frossard, entidades e empreendedores que mantém o Espírito Empreendedor do seu Patrono, além de outros homenageados especiais como o ator Ney Latorraca completando 58 anos de carreira, que passarão a integrar a honrosa Arcádia de Membros da Ordem, da qual fazem parte o Presidente Fernando Henrique Cardoso, o cantor Milton Nascimento,, Seu Jorge, Wanessa Camargo, Cafu, Diego Hypolito, José Wilker, Marilia Pêra, Astronauta Marcos Pontes, Rede Globo, Revista Caras, Editora Abril dentre outros .

A FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo, representada pelo seu Presidente, Conde Thiago de Menezes teve uma participação especial no Evento com o Bloco de Celebração dos 200 anos da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, outorgando a Comenda da Real Ordem do Mérito Cultural Dom João VI de Portugal.

Parabenizamos a FALASP E CICESP, pelo Honroso Evento .
Fotos: 1- Cantora Zélia Ducan, 2- Juiza Denise Frossard, 3 - Nice Ventura, Ney Latorraca e Berenic, 4- Sula Dray, Rizu, Juiza Denise Frossard, Nice e , 5- Alexander Pacheco, , Nice, Vera Lúcia, 6- Conde Thiago e Membros da FALASP