.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Posse na Academia da Mantiqueira e Outorgas da FALASP
















A solenidade aconteceu no dia 24 de Setembro de 2010, às 17:00 horas no Auditório Nobre do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, no Catete; na presença do Senhor Presidente da FALASP, e do Conselho de Administradores; Altos Dignitários e da Comissão Superiora, bem como a presença de todos os Acadêmicos Laureados das Academias ligadas à FALASP, as personalidades agraciadas e seus acompanhantes.


A Cerimônia foi presidida pelo Conde Thiago de Menezes e a Dra. Vera Gonzalez, na qualidade de Administradora, Membro e Delegada da “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo”, entidade que fraternalmente, congrega diversas entidades artísticas, culturais e institutos históricos e geográficos.


O momento cívico de Lançamento oficial e Outorga da Medalha “Mérito FALASP Zumbi dos Palmares” e Posse administrativa dos novos Membros Correspondentes da “Academia de Letras da Mantiqueira”, numa saudação àqueles que mereceram, por trilhar o caminho da honra e do dever e aos que por seu espírito humanitário, deram seu devotamento às causas da “Fraternidade Universal”.

A cerimônia contou inicialmente com apresentação do flautista e intérprete Rafael Lima, que cantou Dorival Caymmi, homenageando o negro. Contamos também com a participação do Acadêmico, poeta, escritor e teatrólogo Jorge Nascimento, autor de interessante trabalho à respeito de Zumbi dos Palmares.

Tomaram posse na Academia de Letras da Mantiqueira as Néo-Acadêmicas: Sra. Artista plástica Francilva (Francisca Silva da Matta); Sra. Artista plástica Janete Andrade e Sra. Comendadora Dra. Marione Meireles Silvestro.

Medalha “Mérito FALASP Zumbi dos Palmares”

Alguns dos Laureados das Artes, Ciências, Letras e Cultura:

Eva Todor – Nasceu en Budapeste – Hungria, chega ao Brasil aos 9 anos de idade. Aos 14 anos faz teste para o Teatro Recreio e estréia na peça “Quanto vale uma mulher”. Eva desenvolve um estilo pessoal marcante de interpretação baseado nas comédias de costumes brasileiros. Atuou em várias novelas da Rede Globo de Televisão. Prestes a completar 91 anos de idade, tem mais de 75 anos dedicados à dramaturgia no Brasil, como profissional.


Theresa Amayo Atriz que trabalhou em telenovelas das TV Tupi, TV Rio, TV Continental, TV Record, TV Manchete e TV Globo, onde atuou em grandes produções de autoria de Gloria Magadan, Janete Clair, Dias Gomes; destacando-se, entre outros, “Pecado Capital”, “Roque Santeiro” (versão censurada e proibida em 1975) e “Senhora do Destino”, de Aguinaldo Silva.


Lady Francisco – Atriz que começou a sua carreira na TV junto com a televisão mineira, participando da implantação da TV Itacolomi, a primeira emissora de Minas Gerais. Atuou no cinema e na TV Tupi indo para a Rede Globo onde esteve no elenco de “Alma Gêmea”, “Por Amor”, “O Amor Está no Ar”, “Explode Coração”, “Barriga de Aluguel”, “Transas e Caretas”, “Louco Amor”, “Jogo da Vida”, “Baila Comigo”, “Marron Glacê”, “Pecado Rasgado”, entre outras.


Haroldo Costa - Ator. Jornalista e Escritor. Produtor cultural. Em 1956, convidado por Vinicius de Moraes, protagonizou a famosa peça “Orfeu da Conceição”, levada em cena no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atuou nas novelas “Kananga do Japão”, “Pantanal”, “A história de Ana Raio e Zé Trovão” e “Chica da Silva” (TV Manchete) e na minissérie “Chiquinha Gonzaga” (TV Globo).


Para quem não sabe a FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO ESTADO DE SÃO PAULO - FALASP, instituição cultural sem fins lucrativos, tem por finalidade supervisionar, coordenar, fiscalizar e estimular a atividade das entidades acadêmicas e centros de alta cultura sediados no Estado de São Paulo que a integram, com observância da Confederação das Academias de Letras e Artes do Brasil, antiga FALB, fundada no Rio de Janeiro em 1936. A FALASP tem foro na Estância de Águas de Lindóia e mantém os seguintes núcleos: Delegacia em Maceió (Al); Delegacia em Caxias do Sul (RS), Delegacia da FALASP em Laguna (SC) e Delegacia da FALASP na Argentina mais representações na Bélgica, Suíça e França.

Marcadores:

2 Comentários:

  • Como sempre a nossa amiga Berenice Barreto descreveu com perfeição o sucesso que foi o CITADO EVENTO DO DIA 24 PRESIDIDO COM MUITA COMPETENCIA PELO NOSSO QUERIDO AMIGO CONDE THIAGO DE MENEZES e a ORTOGA DA MEDALHA ZUMBÍ DOS PALMARES, foram momentos lindos e voce os transcreveu com excelencia. PARABENS

    Por Blogger POESIA E PAIXÃO, às 5 de outubro de 2010 17:36  

  • Bere, como sempre linda e talentosa!!!
    Sucesso sempre!!! Beijos.

    Fábio Aiolfi.

    Por Blogger ..., às 6 de outubro de 2010 17:03  

Postar um comentário

<< Home