.

domingo, 6 de abril de 2008

SEMINÁRIO NACIONAL DEU DESTAQUE AO CENTENÁRIO DA ABI

A Fundação Astrojildo Pereira (FAP) realizou no Rio de Janeiro, um Seminário Nacional reunindo autoridades estaduais e municipais. Também marcaram presença no evento, além de políticos, jornalistas, intelectuais, estudantes e outros interessados.

A abertura do Seminário Nacional, na sexta-feira, dia 28 de Abril, deu destaque aos festejos do centenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A Fundação Astrojildo Pereira (FAP), promotora do seminário, homenageou a combativa entidade representativa dos jornalistas de todo o país. Na oportunidade, o ator e vereador Stepan Nercessian (PPS), presidente da Fundação, fez uma retrospectiva da rica trajetória da entidade que se constitui na mais destacada trincheira na defesa das liberdades, principalmente a liberdade de expressão. Na sequencia, o ex-senador e ex-deputado federal Roberto Freire, presidente nacional do Partido Popular Socialista, rememorou as batalhas que a ABI enfrentou.

Além de Freire, também discursaram na abertura o ex-governador do Rio Marcelo Alencar, o senador Arthur Virgílio (PSDB), o ex-ministro da Cultura, Francisco Weffort, e o jornalista Armênio Guedes, um dos dois únicos redatores vivos da Declaração de Março de 1958 (o outro é o escritor Jacob Gorender). Eles fizeram uma breve exposição sobre os motivos determinantes da Declaração, sua importância histórica e a validade ainda hoje de suas idéias e propostas essenciais.Desde o inicio deste mês de março, está em funcionamento o site (www.declaracaomarco1958.org.br), que reproduz os textos vinculados, direta ou indiretamente, à Declaração de Março de 1958, para informações a respeito do evento e sobretudo para um fórum de debates sobre as idéias em torno da Declaração, suas importância e validade históricas, e quais seriam os pressupostos para uma nova Declaração.

Todos os momentos do Seminário foram gravados, em imagem e som, e uma equipe recolheu depoimentos dos presentes a respeito da Declaração de Março para posterior exibição na TV Web Astrojildo Pereira (a funcionar a partir de abril), para documentários televisivos, e para a publicação editorial dos Anais do evento.


Textos referentes a publicações da - FAP




0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home