FESTA DA MOÇA NOVA (ritual indígena)
A tribo dos tucanos, realiza anualmente a tradicional cerimônia da moça nova, menina que se torna mulher. Os preparativos para a festa duram vários dias: tambores, trombetas, máscaras que representam macacos e enfeites para virgem.
Um local especial é construído com folhas e madeiras, para enclausurar a virgem. No dia da lua cheia, a moça entra no cubículo e fica sendo vigiada pelas duas tias maternas, suas conselheiras, responsáveis pela festa.
A moça nova é depilada e pintada de azul, permanece em jejum durante toda a festa, enquanto seus pais oferecem comida e bebida aos convidados. Os tambores tocam sem parar, e depois alguém anuncia que, do fundo da mata saem os inimigos. São dois índios mascarados de macaco. Um deles salta no meio dos convidados, gesticulando muito. O outro importuna a virgem, rondando o cubículo e batendo um bastão no chão, mas a moça é defendida por
Após três dias e três noites de festa, danças e bebedeiras, Um velho índio com um tição na mão informam que o perigo já passou e que os inimigos foram embora. A moça nova é então libertada da reclusão pelos seus pais. Suas tias dão-lhe conselhos dizendo que a moça nova deve ser ativa, trabalhadora e obediente a seu marido.
A virgem pintada de azul com saiote vermelho, cocar de penas coloridas na cabeça, começa então a dançar junto com os índios. E uma nova moça passa a viver entre os índios.
(Tradição indígena da tribo dos tucanos)
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home