.

domingo, 13 de dezembro de 2009

O Conde Dom Danilo Garcia de Andrade

Conde Danilo Garcia de andrade




Antônio Gomes Freire de Andrade,
Senhor e Conde de Bobadela



Herdeiro e Detentor da Tradição de Bobadela, o jovem Senhor e Conde Dom Danilo Garcia de Andrade, traz viva em suas veias, as memórias e glórias doutrora, da Casa D’Andrade, pelos bravos feitos de seus antepassados, Senhores e Condes de Bobadela. Monarquista atuante no Brasil e em Portugal foi um dos membros fundadores da Gen-Minas, e membro de diversos fóruns monárquicos.
Sendo primogênito de seu pai, que por sua vez é primogênito de seu avô, foi preparado e instruído para dar seqüência e representação a mais de 10 séculos de tradições, nobreza e fidalguia da Sereníssima linhagem de sua família, que desde tempos imemoriais vem contribuindo para a formação e manutenção de Portugal e do Brasil, naquilo que compreende o que outrora fora o Império do Ultramar Luso-Brasileiro.

António Gomes Freire de Andrade,
Senhor e Conde de Bobadela

Administrador colonial português, um dos mais destacados do Brasil, nascido em 1685 e falecido em 1763. Teve a seu cargo as capitanias do Rio de Janeiro (de 1733 até à data da sua morte), Minas Gerais (a partir de 1735) e S. Paulo (de 1737 a 1739 e a partir de 1748). Com objectivos estratégicos, ordenou a fundação de diversas localidades e unificou a defesa de grande parte do território da colónia, de modo a fazer face à concorrência espanhola. Mandou ainda edificar diversos monumentos importantes no Rio de Janeiro, como os Arcos da Lapa, o Convento das Carmelitas, o Chafariz, o Paço entre muitos outros.
Tais feitos o levaram a ser reconhecido como o maior benfeitor do Rio de Janeiro. O Senhor e Conde de Bobadela foi o primeiro Plenipotenciário de Portugal, cargo que nos tempos de hoje, equivale a Chanceler ou Ministro das Relações Exteriores. Era par de S.M.R o Rei Dom José I de Portugal por sangue e nascimento.

Tem laços de amizade e familiaridade com a Casa dos Braganças, tanto do Brasil quanto de Portugal, por meio de seu ancestral comum, Dom Henrique de Borgonha, que por seu casamento com Dona Thereza de Leão (filha do Rei Afonso VI de Leão e Castela), foi pai de Dom Afonso Henriques (1º Rei de Portugal) e de Dona Thereza Henriques.
A Casa de Borgonha é uma antiga e nobre Casa Ducal Francesa, da qual sua legitimidade e linhagem remontam ao Rei Hugo Capeto.
Dona Thereza Henriques que por sua vez contraiu matrimônio com Dom Vermuis Pires Potestade de Trava, com quem teve o filho
Dom Bernardino Freire de Andrade, Rico-Homem da Galiza. Dom Afonso Henriques, que em 1139 d.C, proclamou-se o primeiro Rei de Portugal, originando a primeira Monarquia Absolutista Européia a unificar língua, costumes, moeda, religião e território.
O nosso jovem Conde é reconhecido como Perpetum Guardião de Bobadela, sendo assim uma figura consagrada da iminente história do Brasil e de Portugal.
Atualmente se dedica a questões de preservação da cultura e da história brasileira, bem como a manutenção de questões relativas à Monarquia e o antigo Ultramar, por meio de palestras e divulgação de fatos e curiosidades de nossa formação ao longo desses mais de 500 anos de país.





Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home